Alexandre Martinez – Professor do CEFET/RJ

Professor Alexandre Martinez dos Santos

Graduação em Engenharia Elétrica (Universidade Santa Úrsula; 1991);
Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (CEFET; 2003);
Pós-Graduação em Engenharia Econômica (UERJ; 2005);
Mestrando em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIPLI).
Mais de 20 anos de experiência adquirida em empresas nacional e multinacional no ramo de gestão de engenharia, obras e manutenção predial fixa (comercial e industrial) e volante (ambiente bancário), entre elas como Gerente de Engenharia no Mosteiro de São Bento; como Gerente Operacional na MARK BUILDING GERENCIAMENTO PREDIAL e atualmente como professor do ensino básico, técnico e tecnológico do CEFET/RJ, lecionando disciplinas da área de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho.

Porque você escolheu ser professor do CEFET/RJ?
“Escolhi o CEFET por ser uma instituição de excelência na área de ensino tecnológico.”

Opine sobre a importância do TST para a a sociedade.
“O técnico de segurança é um agente da saúde num ambiente de trabalho por ser o profissional capacitado a reduzir ou eliminar os riscos do ambiente laboral. Portanto, ele é o responsável por zelar pela qualidade de vida dos trabalhadores.”

Que mudanças você acompanhou no CEFET/RJ?
“Como tenho pouco tempo na instituição, não tive ainda oportunidade de presenciar nenhuma mudança significativa.”

Quais os assuntos que você mais gosta de lecionar?
“Riscos elétricos, ou seja, a famosa NR 10, por ser uma disciplina inerente a minha graduação. É, das matérias que eu leciono, a que eu mais me identifico.”

Está desenvolvendo algum projeto que gostaria de destacar no Blog?
“Essa iniciativa da coordenação da Segurança do Trabalho que apostou na qualidade de seus estudantes prova que, dos diversos projetos em andamento, não existe um destaque: todos são de excelente nível.”

Esse post foi publicado em Alexandre Martinez, Entrevistas, Estágio Supervisionado, Professores e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Alexandre Martinez – Professor do CEFET/RJ

  1. Thais Tavares disse:

    Foi o melhor professor que eu tive em toda a minha vida.
    É exatamente por causa dele que eu escolhi seguir a carreira na área de segurança do trabalho. Fiz técnico de segurança do trabalho no Cefet/Rj UNED Maria Da Graça, e ele sem dúvida é um diferencial.
    Me emocionei quando encontrei essa página “do nada” e vi a foto do meu querido professor.
    Atualmente curso Engenharia e tenho certeza que para sempre no meu ambiente laboral vou recordar do prof Alexandre Martinez gritando às 7:00 da manhã: “NR 01 – Disposições Gerais, NR02- Inspeção Prévia … ”
    Que Deus te abençoe muito e você possa continuar durante muitos anos ainda fazendo a diferença na vida de muitos alunos.
    Obrigada pelo incentivo.

  2. Renatinha disse:

    Uma das melhores aulas, mais animada, dinâmica e de fácil entendimento.

  3. Pingback: Segurança das Mãos | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  4. Van Damme disse:

    Muito sistemático, mas tem grande coração.

  5. Amanda disse:

    Assisti à uma palestra que ele deu no CEFET/RJ – Maracanã sobre a NR-10, foi ótimo. Comecei a ter uma nova visão sobre esta norma.

  6. Pingback: Projeto Treinamento | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  7. Pingback: Alunos do Estágio Supervisionado CEFET/RJ | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  8. Pingback: Projeto Acessibilidade | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  9. Pingback: Projeto AET (Análise Ergonômica do Trabalho) | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  10. Pingback: Projeto de Revitalização do Laboratório de EPI’s | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  11. Pingback: Projeto do Laboratório de Instalações e Serviços Elétricos | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

  12. Pingback: Projeto OHSAS 18001 | Coordenação de Seg. do Trab. – CEFET/RJ

Deixe um comentário