Projeto OHSAS 18001

O “Projeto OHSAS 18001”, elaborado pela Coordenação de Segurança do Trabalho do CEFET/RJ, unidade Maracanã, será cunhado na elaboração de um manual onde irá constar todos os passos que uma empresa deve tomar afim de implantar o sistema de gestão.

A OHSAS 18001

A OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão, assim como a ISO 9000  e ISO 14000, porém com o foco voltado para a saúde e segurança  ocupacional. Em outras palavras, a OHSAS 18001 é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido.

OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os Sistemas de Gerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação.

A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.

Áreas de Atuação

  • Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos;
  • Estrutura e responsabilidade;
  • Treinamento, conscientização e competência;
  • Consulta e comunicação;
  • Controle operacional;
  • Prontidão e resposta a emergências;
  • Medição de desempenho, monitoramento e melhoria.

Clique na imagem para ampliar.

Professor Responsável: Alexandre Martinez

Todos os Banners estarão expostos no estande da Coordenação de Segurança na EXPOTEC.

Esse post foi publicado em Estágio Supervisionado, Projetos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário