O “Projeto OHSAS 18001”, elaborado pela Coordenação de Segurança do Trabalho do CEFET/RJ, unidade Maracanã, será cunhado na elaboração de um manual onde irá constar todos os passos que uma empresa deve tomar afim de implantar o sistema de gestão.
A OHSAS 18001
A OHSAS 18001 consiste em um Sistema de Gestão, assim como a ISO 9000 e ISO 14000, porém com o foco voltado para a saúde e segurança ocupacional. Em outras palavras, a OHSAS 18001 é uma ferramenta que permite uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da Saúde e Segurança do Trabalho por ela mesma estabelecido.
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Assim como os Sistemas de Gerenciamento Ambiental e de Qualidade, o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação.
A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.
Áreas de Atuação
- Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos;
- Estrutura e responsabilidade;
- Treinamento, conscientização e competência;
- Consulta e comunicação;
- Controle operacional;
- Prontidão e resposta a emergências;
- Medição de desempenho, monitoramento e melhoria.
Clique na imagem para ampliar.
Professor Responsável: Alexandre Martinez
Todos os Banners estarão expostos no estande da Coordenação de Segurança na EXPOTEC.