Projeto AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

O “Projeto AET (Análise Ergonômica do Trabalho”, elaborado pela Coordenação de Segurança do Trabalho do CEFET/RJ, unidade Maracanã, criará um manual de operações voltado para atividades laborais variadas, mostrando a correta metodologia de trabalho.

NR 17 – Ergonomia

A NR-17 trata da adaptação do trabalho ao homem, ou seja, dos aspectos físicos, organizacionais e comportamentais adaptados de forma que se tornem confortáveis para aqueles que nele exercerão suas funções.

Segundo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho. Esta deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho.

As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Análise Ergonômica do Trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho, aborda tanto os temas da “Microergonomia” que compreende todos os postos de trabalho; como os temas mais abrangentes da “Macroergonomia”, que engloba a compreensão dos aspectos organizacionais (ambientais, tecnologias, modo operatório e fatores humanos).

Clique na imagem para ampliar.

Professor Responsável: Alexandre Martinez

Todos os Banners estarão expostos no estande da Coordenação de Segurança na EXPOTEC.

Esse post foi publicado em Estágio Supervisionado, Projetos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Projeto AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

  1. Thiago Viana Santos disse:

    Gostaria muito de saber se esse curso oferecido, seria uma Pós graduação em ergonomia , pois estou muito interessado em me especializar na área . obrigado !

    • Lucas Vidal disse:

      Esse projeto é para os alunos de Segurança do Trabalho do CEFET/RJ que estão estagiando na coordenação. Não é exatamente um curso, eles desenvolvem esses aspectos, mas não é um curso.

Deixe um comentário