Bacharel em Segurança do Trabalho?

É o que propõe o Projeto de Lei n° 6.179, DE 2009 de autoria do Deputado Bonifácio de Andrada. Segundo a Relatora do Projeto, Gorete Pereira, o Brasil ainda tem muito o que investir na segurança do trabalhador e os profissionais de Segurança do Trabalho – engenheiros, arquitetos e técnicos – “não são suficientes para garantir que medidas preventivas sejam adotadas em profusão nos ambientes de trabalho”.

Mais do que a criação do curso por lei, o projeto prevê “permissão para que os bacharéis em segurança do trabalho possam exercer, em pé de igualdade com os engenheiros especializados em segurança do trabalho, a profissão.”

A relatora comenta ainda sobre outros profissionais que não foram contemplados pela lei Lei n.º 7.410, de 1985 e que, por sua formação especifica, podem colaborar com a prevenção de acidentes e doenças, como os fisioterapeutas, por exemplo.

A novidade teria o currículo fixado pela FUNDACENTRO ou pelas universidades, devendo abordar necessariamente as matérias vinculadas ao artigo 154 entre outras disposições da CLT.

Técnicos em segurança do trabalho teriam, pela redação da lei, preferência no VESTIBULAR.

Sujeita à apreciação conclusiva, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: areaseg.com

 

Esse post foi publicado em Informações Gerais, Notícias e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bacharel em Segurança do Trabalho?

  1. DIAS disse:

    DE FATO ESTA GRADUAÇÃO TRARÁ A OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO O RECONHECIMENTO MERECIDO TENDO EM VISTA QUE A MAIORIA DAS EMPRESAS DESTE PAÍS TEM COMO RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO E GESTÃO DA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO O PROFISSIONAL TÉCNICO , CONSIDERANDO QUE O PROFISSIONAL CARREGA OUTROS PROFISSIONAIS QUE SE QUER TEM NOÇÃO DAS ATIVIDADES DO TÉCNICO .
    OBS.; CONCORDO COM MEU COLEGA, O CURSO DE BACHAREL DEVERIA SER APRESENTADO AOS TÉCNICOS COMO UMA COMPLEMENTAÇÃO DE SUA FORMAÇÃO, TENDO EM SEU CURRÍCULO UMA GRADE QUE NÃO ULTRAPASSA-SE A DOIS ANOS DE CURSO DE GRADUAÇÃO ASSIM COMPLETANDO A CARGA HORARIA DO CURSO DE BACHAREL, LEMBRANDO QUE O CURSO TÉCNICO É DE APROXIMADAMENTE 1600 HORAS E 400 HORAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

  2. Vanessa disse:

    Não tem necessidade nenhuma criar bacharelado,para igualar TST com engenheiros isso é só para faculdades ganhar dinheiro do povo,os técnicos são mais do que competentes para igualar a engenheiros,eu por exemplo pussuo possuo 1416 horas em salas de aulas,enquanto os engenheiros somente possuem pós que acho que não da nem 500 horas em sala de aula,acho um absurdo os técnicos estudar tanto,para ter menos privilégios q engenheiros,esse negócio aí de bacharelado pessoal pode crer que é golpe do paco.deveriam igualar os técnicos sem precisar a gente ir de novo se matar em sala de aula,afinal temos muito mais tempo de estudos que eles.

Deixe um comentário