Acidentes de Trabalho: 27% não são comunicados ao INSS


Um levantamento feito pelo Ministério da Previdência Social revelou que cerca de 27 por cento dos acidentes de trabalho não são comunicados ao INSS.

Os dados são de 2008 e representam mais de duzentas mil ocorrências. Isso significa que esses trabalhadores não receberam o pagamento de benefício por acidente de trabalho.

Caso o trabalhador se machuque, a primeira providência a ser tomada pelo mesmo deve ser o de passar por uma perícia médica para comprovar sua situação. O auxílio só é pago depois de ficar caracterizado o acidente de trabalho.

Segundo a advogada Sonia Mascaro Nascimento, alguns trabalhadores acidentados não comunicam o acidente ao INSS porque não chegam a ficar 15 dias afastados. Sonia diz ainda que uma outra parcela dos trabalhadores usam desse artifício para “não ter que cair no INSS”. “Eles ficam afastados por uns 12 dias, voltam a trabalhar e depois são afastados novamente”.

O registro no INSS é chamado de CAT, Comunicação de Acidente de Trabalho.

Fonte: Jornal do Povo

Veja um modelo do Formulário CAT através do Link:

http://menta2.dataprev.gov.br/PREVFacil/PREVForm/BENEF/pg_internet/ifben_visuform.asp?id_form=36

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Uma resposta para Acidentes de Trabalho: 27% não são comunicados ao INSS

  1. Pedro Paulo disse:

    Se pararmos pra pensar, a Segurança no trabalho evoluiu muito, MAS ainda não dão a ela o devido valor. Sempre tem alguém tentando se dar bem burlando e ignorando a segurança e OTN.

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